Chuvas Barragens Algarve

Chuvas aumentam armazenamento de água nas barragens do Algarve para 41%

Chuvas Barragens Algarve

As seis barragens que abastecem o Algarve estão com 41% de sua capacidade total de armazenamento de água, graças às chuvas dos últimos dias, adicionando mais 30,9 milhões de metros cúbicos de água.

De acordo com a fonte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), as chuvas “permitiram que as reservas de água na região do Algarve se recuperassem de 34% para 41%”.

“Em comparação com o mesmo período de 2024 [registrado entre 13 e 19 de janeiro], há um aumento de aproximadamente 62 hectômetros cúbicos (hm3) de água armazenada”.

Chuvas Barragens Algarve

A recuperação foi mais significativa nas barragens da região de Sotavento, no Algarve, com um aumento de 23,4 hm3, enquanto na região de Barlavento, houve um aumento de apenas 7,5 hm3.

De acordo com dados provisórios fornecidos pela APA, no leste do Algarve, a barragem de Odeleite está agora com 60% da sua capacidade (77,44 hm3), a barragem de Beliche a 49% (23,59 hm3) e o Funcho a 40% (18,86 hm3).

Na região oeste, a barragem de Odelouca está a 33% da sua capacidade (51,87 hm3), a barragem do Arade a 17% (4,77 hm3) e a barragem da Bravura a 13% (4,64 hm3).

De acordo com a mesma fonte, a previsão é que os valores “subam [nos próximos dias] com o escoamento dos rios”.

Fonte: The Portugal News

Conteúdos Relacionados

Conferência Água Sustentabilidade

Conferência sobre a Água debate ações para a sustentabilidade

O 17º Congresso de Água vai decorrer entre os dias 8 a 11 de abril, em Lagos. Os participantes do Congresso vão discutir temas como as políticas públicas e a governação da água, a água e a gestão do território, as abordagens colaborativas, a ciência e tecnologia, as soluções de base natural e o nexus água, energia, e descarbonização.

Leia mais »
FENAREG Água Agricultura

Água na agricultura precisa de investimento de mais de 2 mil milhões de euros até 2030

A FENAREG – Federação Nacional dos Regantes de Portugal, realizou um estudo (Financiamento do Regadio em Portugal no Horizonte 2030). Que revela que será necessário investir mais de 2 mil milhões de euros em Portugal até 2030. Para modernizar o regadio e assegurar desta forma a resiliência hídrica e alimentar do país. O montante é muito superior ao valor inscrito atualmente para o mesmo período na despesa pública total disponível  (631 milhões de euros). E que corresponde apenas a 31% das necessidades identificadas com condições asseguradas de implementação até 2030.

Leia mais »