Porto Reduziu Perdas Água
Em 10 anos, o Porto conseguiu reduzir para quase metade a taxa de água desperdiçada. Já ao longo dos últimos 19 anos, a gestão sustentável da água pela autarquia, através da empresa municipal Águas e Energia do Porto, permitiu diminuir o índice de Água Não Faturada (ANF) de 52,38% para 12,27% (2024).
Além disso, o município do Porto mantém uma das tarifas de água mais baixas do país.
Para Filipe Araújo, presidente da Águas e Energia do Porto, tudo isto faz-se “com base na gestão integrada, equipas multidisciplinares e investimento em ferramentas digitais que conseguimos alcançar bons resultados”.
O responsável evidencia, ainda, que “a redução contínua de perdas de água na rede pública da cidade não é apenas um indicador de eficiência operacional, mas também um compromisso para com a sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos hídricos, alicerçado num abastecimento mais robusto e eficiente para as gerações futuras”.
No âmbito do combate às perdas de água, a cidade tem implementado diversas medidas estratégicas como, por exemplo, o controlo ativo de perdas, que envolve a monitorização e a intervenção diária de equipas especializadas, de forma permanente (24 horas). Também a implementação de mais de 120 zonas de monitorização e controlo (em 2006 eram apenas 8, as zonas identificadas), tem permitido uma melhor setorização e conhecimento do sistema de abastecimento de água da Invicta.
Porto Reduziu Perdas Água
Já a sensorização e digitalização tecnológica do sistema tem contribuído para o controlo em tempo real da rede, otimizando desta forma, a resposta a eventuais anomalias na rede de água.
Além disso, a substituição de condutas antigas e problemáticas, com materiais obsoletos, tem garantido uma maior segurança e eficiência hídrica, assim como uma intervenção célere em caso de roturas na rede.
Acresce que o controlo de ligações indevidas assegura o uso correto da água da rede pública, por parte dos clientes, combatendo furtos e ligações irregulares, promovendo a equidade no acesso à água.
Também a substituição de contadores e a aposta na telemetria têm permitido uma medição mais precisa e integrada dos consumos de água.
De referir ainda que a empresa municipal tem sido reconhecida e distinguida com diversos prémios nacionais e internacionais. Por exemplo, o multipremiado projeto “InnoWave – O Poder do Digital e da IA na Eficiência Hídrica” diferencia-se pela utilização da inteligência artificial e da automação contribuindo para uma gestão mais inteligente da rede e dos ativos, otimizando, assim, a gestão do sistema de abastecimento de água.
Fonte: AM.