O Governo anunciou um ambicioso plano para reabilitar 3.400 quilómetros de linhas de água até 2030, com um investimento total de 150 milhões de euros.
Entre os projetos contemplados está a reabilitação do rio Neiva, em Viana do Castelo, que se junta a outras intervenções em Esposende e Arcos de Valdevez.
Segundo José Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), “é um trabalho muito importante porque o clima está a mudar. Ou temos água a mais, ou temos secas, e temos de preparar o país para estas situações”. Até 2026 estão previstos trabalhos em cerca de 700 quilómetros de rios e ribeiras, com o objetivo de atingir os 3.400 quilómetros até 2030.
O projeto “Pró Rios”, que utiliza fundos comunitários e o Fundo Ambiental, pretende reabilitar ecossistemas através de intervenções que “nunca foram feitas no passado e agora é para ir em frente”. Pimenta Machado destacou isso durante a assinatura de um protocolo para a recuperação da ribeira de Picote, no Parque Natural do Douro Internacional.
No Norte, para além do rio Neiva, estão previstas intervenções no rio Vez, em Arcos de Valdevez. Outros projetos abrangem a ribeira de Picote, na Guarda, e outros rios e ribeiras em várias regiões do país.
Com estas ações, o Governo pretende não só recuperar ecossistemas aquáticos, mas também preparar os municípios para os impactos das alterações climáticas. Isso garantirá uma melhor gestão dos recursos hídricos e a prevenção de cheias e secas.
Fonte: Viana TV



