Créditos Plástico Problema

Créditos de plástico podem agravar o problema dos plásticos

Créditos Plástico Problema

Resumo:

Os créditos de plástico estão a ser promovidos como uma forma inovadora de combater a poluição por plásticos, mas podem ter exatamente o efeito oposto e agravar a crise, alerta um consórcio internacional de cientistas.

O mundo produz mais de 460 milhões de toneladas de plástico todos os anos.

Contudo os plásticos são fabricados a partir de uma grande variedade de produtos químicos e polímeros que são quase exclusivamente derivados de combustíveis fósseis.

Quando acabam no ambiente, podem causar danos duradouros aos seres humanos, ao clima e aos nossos ecossistemas. Atualmente, os plásticos podem ser encontrados mesmo nas partes mais remotas do nosso planeta e em todo o corpo humano. Uma abordagem que está atualmente a ser defendida como uma saída para a crise são os créditos de plástico.

LEIA TAMBÉM: Como a digitalização da reciclagem pode fazer parte da resposta para a criação de hábitos mais sustentáveis

Créditos Plástico Problema

Portanto um consórcio internacional de peritos, liderado por Sangcheol Moon da Universidade da Califórnia em Berkeley e incluindo Melanie Bergmann do Instituto Alfred Wegener, mostra na revista One Earth que os sistemas de compensação como os créditos de plástico estão longe de ser uma solução. Podem mesmo agravar a crise.

LEIA O ARTIGO COMPLETO

Conteúdos Relacionados

IoT Mar Português

A IoT e o Mar Português

A sustentabilidade marinha beneficia-se significativamente desta revolução. Redes de sensores submarinos monitoram a saúde dos oceanos, detetando mudanças na temperatura, acidez e níveis de poluição.

Leia mais »