Dia Mundial Água Portugal

No Dia Mundial da Água pede-se que se fechem as torneiras durante uma hora: ainda há quase 900 mil casas sem água potável em Portugal

Dia Mundial Água Portugal

Resumo:

O pedido é muito simples: fechem as torneiras durante 60 minutos neste Dia Mundial da Água.

O Movimento H2OFF volta a frisar a necessidade de “garantia de água potável e saneamento para todos”, a “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” e o “combate às alterações climáticas”, salientando que este gesto “alerta para o desperdício desnecessário de um recurso essencial à vida de todos”.

Assinalado anualmente, o Movimento H2OFF está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao longo dos últimos anos, várias personalidades nacionais, escolas, instituições e entidades gestoras do setor da água e saneamento têm promovido esta iniciativa, ao reforçar o apelo para a adesão ao H2OFF com o fecho da torneira durante 60 minutos.

LEIA TAMBÉM: 78% das pessoas em Portugal considera a poluição da água “muito grave”

Um alerta para evitar gastos desnecessários para com um recurso que é essencial a todos.

Dia Mundial Água Portugal

A APDA relembra ainda que uma torneira aberta pode gastar, em média, 12 litros de água, em apenas um minuto.

LEIA TAMBÉM: Dica da Baseform: não reutilize IDs de tubulações no seu SIG

Contas feitas, se cada pessoa desperdiçar um minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água. O suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Conteúdos Relacionados

Ciclo Urbano Água

Três localidades de Loulé com saneamento básico

A Câmara Municipal de Loulé irá dotar três localidades da freguesia de São Sebastião com rede de água e esgotos, num investimento de mais de 3,7 milhões de euros. As áreas abrangidas são Sobradinho, Alfeição e Lagoa de Momprolé, com a intervenção a durar 2 anos.

Leia mais »