Fundo Ambiental Centrais Biomassa
Boticas, Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis, Vila Pouca de Aguiar e Silves são os municípios beneficiários do aviso “Geração de energia à escala local em pequenas centrais de biomassa”, um processo de candidaturas gerido pela Agência para o Clima, que vai permitir a instalação de unidades de produção térmica e elétrica com base em biomassa residual de origem florestal, fez saber o Ministério do Ambiente e Energia em comunicado.
A iniciativa enquadra-se no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais
(PNGIFR) e visa simultaneamente a substituição de combustíveis fósseis, a redução do risco de incêndio florestal e o desenvolvimento económico local. Aproveitando recursos endógenos e promovendo parcerias com produtores florestais e empresas da região.
O PNGIFR, válido por 10 anos, foi construído em cima da experiência dos grandes incêndios de 2017, tendo sido delineados objetivos estratégicos, metas e indicadores.
Os objetivos estratégicos passam pela valorização dos espaços rurais, do ponto de vista dos seus bens e serviços. Por cuidar dos espaços rurais, considerando obrigações pessoais, sociais e empresariais, por mudar comportamentos, e por gerir o risco de forma eficiente, procurando conhecer a probabilidade de ocorrência de incêndio.
Fonte: IA.