Água Futuro Digital

A água no centro do futuro digital

Água Futuro Digital

A criação do Centro de Excelência Water-AI Nexus, anunciada durante a Climate Week NYC, marca o início de uma aliança estratégica entre tecnologia e sustentabilidade.

Esta colaboração junta a Amazon Web Services (AWS), a Water Environment Federation (WEF), o The Water Center at the University of Pennsylvania (WCP) e a Leading Utilities of the World, com o objetivo de enfrentar os desafios da escassez de água e otimizar o uso de recursos hídricos nas infraestruturas tecnológicas.

O novo centro terá uma missão dupla: por um lado, tornar o consumo de água das infraestruturas de IA mais eficiente; por outro, aplicar a IA para resolver problemas críticos na gestão da água. A primeira frente — “Água para a IA” — visa reduzir o impacto hídrico dos centros de dados, otimizando o seu consumo de água em regiões onde operam as cargas de trabalho de IA, como as zonas de disponibilidade da AWS. A segunda — “IA para a Água” — propõe-se a utilizar tecnologias como o Amazon SageMaker para prever padrões de consumo, detetar fugas ou anomalias em redes de distribuição e melhorar processos de tratamento de águas.

O centro funcionará como uma plataforma de colaboração intersetorial, promovendo a ligação entre empresas de serviços públicos, investigadores, governos e fornecedores de tecnologia.

Um dos primeiros marcos é a publicação do guia “Princípios para o Uso Sustentável da Água por Data Centers”. Que define boas práticas para a conceção, operação e responsabilidade social dos centros de dados. As orientações focam-se em quatro áreas principais: seleção de local com base no impacto ambiental. Operação com monitorização em tempo real, utilização de fontes de água sustentáveis e reposição ativa de água nas comunidades locais.

Água Futuro Digital

O Water-AI Nexus aposta também na divulgação contínua de resultados e casos de estudo, com apresentações previstas em eventos como o AWS re:Invent.

O envolvimento da Amazon nesta iniciativa insere-se num compromisso mais amplo de devolver. Até 2030, mais água às comunidades do que aquela que consome nas suas operações. Esse esforço é já visível na Península Ibérica, onde, em março deste ano. Foram anunciados três projetos na região de Aragão, em Espanha, com um investimento de 17,2 milhões de euros. Estes projetos incluem a implementação de sistemas de alerta precoce para inundações baseados em IA. Apoio à agricultura local com soluções inteligentes de rega e melhorias nas redes de abastecimento de água.

A empresa espanhola SPHERAG é outro exemplo de como a tecnologia da AWS está a ser utilizada no setor agrícola. Usando machine learning e IoT. A empresa ajuda os agricultores a reduzir o consumo hídrico, mantendo a produtividade, o que contribui diretamente para as metas de sustentabilidade da Amazon.

Fonte: DL.

Conteúdos Relacionados