Empresa Intermunicipal de Água e Saneamento operacionalizada em 2022

Imagem Ilustrativa

A Empresa Intermunicipal de Água e Saneamento, Águas de Santo Antão, está em “fase bastante adiantada” de criação e será operacionalizada no decurso deste ano, anunciou a Associação dos Municípios de Santo Antão.

O presidente da associação, Aníbal Fonseca, assegurou que o processo de criação da Águas de Santo Antão está “bastante avançado” e que, “dentro de pouco tempo”, a empresa intermunicipal, que se vai ocupar da gestão de água e saneamento nesta ilha, estará a operar.

As câmaras municipais de Santo Antão acreditam que esta empresa, cuja criação se insere no processo de empresarialização do sector de água na ilha, vai resolver “problemas estruturais” que se colocam a estes domínios, designadamente os investimentos de que os municípios precisam.


LEIA TAMBÉM: Eng. José Vieira assume presidência da World Federation of Engineering Organizations (WFEO)

Para o presidente da associação dos municípios, a empresa trará “grandes benefícios” a esta região, que está “ansiosa” pela sua operacionalização.

No caso do Porto Novo, as autoridades municipais acreditam que a criação da empresa Águas de Santo Antão vai impulsionar os investimentos de que este município já necessita, sobretudo, no aumento da capacidade produtiva de água dessalinizada.

Fonte: Balai.

Conteúdos Relacionados

Águas do Douro e Paiva investe 600 mil euros na reabilitação do Reservatório de Lagoa

Águas do Douro e Paiva investe 600 mil euros na reabilitação do Reservatório de Lagoa

A empreitada inclui limpeza e reabilitação das estruturas existentes. Ademais, inclui a reparação das juntas de dilatação. Além disso, contempla a recuperação estrutural de elementos em betão armado. Também prevê a reparação de vãos e intervenções pontuais na cobertura do reservatório. A intervenção vai ainda eliminar perdas de água identificadas na avaliação técnica. Contribuindo, assim, para maior eficiência hídrica e otimização do desempenho global do sistema.

Leia mais »
proTEJO alerta para Tejo e Zêzere com caudais de “uma ribeira” e denuncia incumprimentos

proTEJO alerta para Tejo e Zêzere com caudais de “uma ribeira” e denuncia incumprimentos

A tomada de posição surge após o movimento ambientalista ter divulgado um comunicado em que denuncia incumprimentos dos caudais mínimos previstos na Convenção de Albufeira. Ademais, alerta para os efeitos da reduzida disponibilidade de água nas atividades económicas e nos ecossistemas da bacia hidrográfica do Tejo na sub-região do Médio Tejo. Nomeadamente entre Mação e Vila Nova da Barquinha.

Leia mais »