Economia Circular Setor da Água
Conheça o projeto pioneiro desenvolvido pela AdDP , na valorização das lamas resultantes do processo de tratamento de água. Que são utilizadas como matéria-prima na produção de telhas na indústria cerâmica.
A Águas do Douro e Paiva, S.A. é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente pública. Responsável pela construção, gestão e concessão do sistema multimunicipal de abastecimento do sul do Grande Porto, em regime de exclusivo e por um prazo de 20 anos.
Esta empresa resulta da cisão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal. Resultante da agregação de sistemas que foi criado em 2015.
A empresa tem como objetivo a captação, o tratamento e o abastecimento de água para consumo público a 1,7 milhões de habitantes residentes nos 20 municípios acionistas. Abrangendo uma área de 2.715 km².
Segundo o contrato de concessão a empresa é constituída pela Águas de Portugal, SGPS, S.A., que detém 51% do capital social e pelos Municípios de Amarante, Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Espinho, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Valongo e Vila Nova de Gaia que detêm os restantes 49%.