Qualidade Água Regras

Qualidade da água cai com aperto nas regras, mas mantém-se perto de 100%

Qualidade Água Regras

A qualidade da água em Portugal em 2023 foi de quase 100% — 98,77%, mais precisamente. Mas há nove anos que a qualidade da água no país se mantém no patamar dos 99%, embora este seja o segundo ano consecutivo em que se regista uma quebra da qualidade da água na distribuição.

Novas exigências nas análises explicam a evolução, indica a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.

Esta sexta-feira, o regulador apresentou o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos (RASARP). Que sintetiza a informação mais relevante referente à qualidade da água para consumo humano, olhando ao ano de 2023.

“Há um ligeiro decréscimo em décimas, mas ainda assim o valor é superior ao que tínhamos em 2019“, sublinha a presidente do regulador, Vera Eiró, em declarações aos jornalistas, a propósito da apresentação destes dados. Ainda assim, “os resultados deixam-nos muito satisfeitos, porque significam que podemos abrir a torneira e tirar a água que queremos, quando queremos, com qualidade para a bebermos”, remata.

Este ano as análises tiveram um maior grau de exigência.

Qualidade Água Regras

Este é o cenário na distribuição, na água que chega à torneira. No que diz respeita ao serviço em alta, isto é, de captação, tratamento e armazenamento de água antes de esta chegar aos municípios, a qualidade da água subiu, de 99,62% para 99,72%, em 2023. Em 95.500 análises falhou uma, no sentido de não ter sido feita.

Mas os “apertos” na regulação não devem ficar por aqui. A partir de 2027 vai ser obrigatório que a Agência Portuguesa do Ambiente faça a avaliação de risco nas bacias, antes de chegar às captações, e que os edifícios também passem a fazê-las.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Conteúdos Relacionados