Lançado concurso de 21,6 milhões para nova ETAR de Arreigada em Paços de Ferreira

Lançado concurso de 21,6 milhões para nova ETAR de Arreigada em Paços de Ferreira

A Águas de Paços de Ferreira abriu, esta segunda-feira, 5 de janeiro, o concurso público para a construção e ampliação da ETAR de Arreigada, num investimento de 21,6 milhões de euros destinado a resolver problemas ambientais que afetam o concelho há cerca de duas décadas.

O aviso de abertura do concurso, publicado no Diário da República, estabelece um preço base de 21.678.481,11 euros e um prazo de execução de 910 dias, ou seja, cerca de dois anos e meio. O projeto prevê modernizar e aumentar a capacidade da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), localizada junto ao rio Ferreira, no distrito do Porto.

O investimento foi inicialmente anunciado em fevereiro de 2024 pelo então presidente da Câmara, Humberto Brito, que destacou que a obra, permitirá dotar o município de uma nova ETAR, construída em terrenos contíguos à atual estação. A necessidade desta intervenção surge porque a remodelação concluída em 2020, com um investimento de 5,1 milhões de euros, não conseguiu satisfazer as necessidades do sistema.

Face ao insucesso da remodelação anterior, o município avançou com ação judicial contra o projetista, empreiteiro e fornecedor da tecnologia, procurando apurar responsabilidades.

Durante a construção da nova ETAR, a estação atual continuará a operar em paralelo, garantindo a capacidade de 10 mil metros cúbicos desde outubro de 2022, através de um módulo de tratamento biológico que cumpre as normas da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A obra é considerada prioritária para resolver problemas crónicos de poluição no rio Ferreira, que nos últimos anos motivaram protestos de moradores e movimentos ambientalistas. Em 2023, a APA reconheceu que a ETAR de Arreigada não cumpria plenamente os requisitos legais de descarga.

Fonte: NOVUM CANAL


Conteúdos Relacionados