Notícias - Portal Águas e Saneamento

As principais notícias sobre saneamento básico. Atualizado diariamente.

Distribuição Eficiente de Água

Governo promete apresentar em breve estratégia para distribuição eficiente de água

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, disse hoje, em Berlim, que o plano Água que Une, que prevê “armazenar e distribuir água de forma eficiente”, deverá ser apresentado pelo primeiro-ministro “em breve”. Sem avançar o valor da verba alocado a este plano, o governante adiantou que deverá custar “milhares de milhões de euros” e responder às reivindicações dos agricultores e produtores que pedem uma estratégia para gestão das reservas de água.

Leia mais »
FENAREG Regadio Público

FENAREG alerta para necessidade de investir 2 mil milhões de euros no regadio até 2030

A Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) divulgou um relatório onde identifica um investimento necessário de cerca de 2.049 milhões de euros no regadio público até 2030. O documento, agora divulgado, sublinha a importância destas infraestruturas para a sustentabilidade agrícola e a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, com destaque para o impacto no Alentejo.

Leia mais »
Conferência Água Sustentabilidade

Conferência sobre a Água debate ações para a sustentabilidade

O 17º Congresso de Água vai decorrer entre os dias 8 a 11 de abril, em Lagos. Os participantes do Congresso vão discutir temas como as políticas públicas e a governação da água, a água e a gestão do território, as abordagens colaborativas, a ciência e tecnologia, as soluções de base natural e o nexus água, energia, e descarbonização.

Leia mais »
FENAREG Água Agricultura

Água na agricultura precisa de investimento de mais de 2 mil milhões de euros até 2030

A FENAREG – Federação Nacional dos Regantes de Portugal, realizou um estudo (Financiamento do Regadio em Portugal no Horizonte 2030). Que revela que será necessário investir mais de 2 mil milhões de euros em Portugal até 2030. Para modernizar o regadio e assegurar desta forma a resiliência hídrica e alimentar do país. O montante é muito superior ao valor inscrito atualmente para o mesmo período na despesa pública total disponível  (631 milhões de euros). E que corresponde apenas a 31% das necessidades identificadas com condições asseguradas de implementação até 2030.

Leia mais »