Acordo COP 28

Acordo histórico foi alcançado no final da COP28

Acordo COP 28

Na COP 28, que decorreu no Dubai, foi alcançado um acordo histórico que prevê pela primeira vez numa decisão o início da transição para o fim dos combustíveis fósseis.

Esta foi uma COP que fez o primeiro balanço do Acordo de Paris (Global Stocktake), e que marca o início de uma nova fase na ação climática, provando a relevância do multilateralismo.

A APA, enquanto ponto focal nacional junto da UNFCCC, acompanhou as negociações no Dubai.

A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 28) abriu com um apelo do Presidente da COP28, Sultão Ahmed Al-Jaber, para acelerar a ação coletiva sobre o clima. I´m calling you all to unite, to act and to deliver!

Então pela primeira vez, foi adotada uma decisão no primeiro dia – operacionalização do novo fundo para perdas e danos. Tendo várias Partes apresentado de imediato compromissos financeiros de suporte ao mesmo.

Acordo COP 28

Contudo após negociações intensas durante as 2 semanas e em particular nos últimos dias com envolvimento Ministerial. A Presidência da COP28 apresentou esta manhã, dia 13 de dezembro, um pacote de decisões que foram adotadas por todas as Partes, reforçando a ambição bem como o apelo à urgência do alinhamento das trajetórias de descarbonização com o objetivo de se atingir o 1.5ºC.

Portanto esta será uma COP histórica. Tendo pela primeira vez sido possível incluir numa decisão a referência ao início da transição para o fim dos combustíveis fósseis. Pode consultar aqui uma síntese dos principais resultados.

Em suma Portugal esteve presente na COP28 através do Pavilhão de Portugal, onde foram dinamizados diversos eventos com empresas, sociedade civil e outras partes.

Fonte: Apambiente.

Conteúdos Relacionados

Concurso Dessalinização Água Algarve

Lançado concurso para construção da Estação de Dessalinização de Água do Mar do Algarve

Foi publicado no dia 16 de Fevereiro em Diário da República o concurso para a conceção, construção e exploração do Sistema de Dessalinização de Água do Mar da região do Algarve, que terá como capacidade inicial de produção de 16 milhões de m3/ano de água, ficando a obra civil preparada para o aumento da capacidade para 24 milhões m3/ano. O preço base do concurso é de 90 milhões de euros e tem como prazo o final do ano de 2026.

Leia mais »
EDP Linha de Transmissão

EDP vende linha de transmissão no Brasil por 482 milhões

A EDP, através da sua subsidiária EDP Brasil, concluiu nesta terça-feira a venda à Edify Empreendimentos e Participações, uma sociedade gerida pela Actis, da linha de transmissão EDP Transmissão SP-MG, informou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Leia mais »