Bateria de Lítio Sines

Chineses investem dois milhões em fábrica de baterias de lítio em Sines

Bateria de Lítio Sines

Ahina Aviation Lithium Battery Technology (CALB) é a promotora de um projeto para uma fábrica de baterias de lítio em Sines, no distrito de Setúbal, que está em consulta pública.

De acordo com o Jornal Económico, a unidade prevê um investimento de 2.060 milhões de euros e a criação de 1.800 postos de trabalho diretos.

Para a empresa chinesa, o objetivo é arrancar com a produção até ao final de 2025, devido à elevada procura dos clientes, principalmente da indústria automóvel.

A unidade industrial vai localizar-se num terreno com 45 hectares na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e terá a capacidade para 15 gigawatts-hora (GWh), o equivalente a 38,6 milhões de células por ano.

Em novembro de 2022, a CALB adiantou à Lusa que este projeto, que foi reconhecido como Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) em março do ano passado, pode vir a representar mais de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) quando estiver em produção. Daqui a quatro anos, a empresa espera ampliar as instalações, escalando a unidade de 15 para 45 GWh.

Fonte: ECO.

Conteúdos Relacionados

Portugal Áreas Marinhas

Portugal falha metas europeias de proteção de áreas marinhas

Uma avaliação dos compromissos assumidos pelos Estados-membros relativamente às metas de proteção do meio marinho mostra que, para além do atraso na identificação das Áreas Marinhas Protegidas, Portugal e a Irlanda também não prestaram qualquer informação sobre se serão acrescentadas novas zonas nem sobre territórios marinhos de proteção mais estrita, que deveriam chegar aos dez por cento em 2030.

Leia mais »