Desenho do Mercado Elétrico

“O novo desenho do mercado elétrico vai trazer preços mais baixos a curto prazo para o mercado ibérico”

Desenho do Mercado Elétrico

Segundo Rafael Gómez-Elvira, Presidente do Comité NEMO e Diretor de Relações Institucionais & Marketing do Operador do Mercado Ibérico de Eletricidade, o novo desenho do mercado elétrico europeu vai ser muito positivo para o mercado ibérico, na medida em que vai beneficiar os consumidores e as indústrias com preços a curto prazo mais baixos do que nos restantes Estados-Membros.

“Um dos resultados mais positivos da reforma do mercado elétrico é a consolidação do mercado a curto prazo”, disse Rafael Gómez-Elvira.

Além disso, “o mercado ibérico vai beneficiar de uma participação massiva das energias renováveis. Temos muitos projetos que vão oferecer um preço muito competitivo para a procura, para os consumidores e vai ter um efeito muito positivo para a nossa industrialização na península ibérica e para ter preços muito mais competitivos”, afirmou ainda.

Rafael Gómez-Elvira falava no âmbito da sua intervenção no 11.º Fórum Energia, no painel ‘Mercado Elétrico: O impacto da reforma europeia’, onde participaram ainda Graça Carvalho – Deputada do Parlamento Europeu, como keynote speaker, e João Cordeiro de Sousa, Principal na Hyperion Renewables, e Artur Trindade, Ex-Secretário de Estado de Energia, como oradores.

Desenho do Mercado Elétrico

A moderação do debate ficou a cargo de Paulo Preto dos Santos, Diretor Executivo da Dourogás Renovável.

O 11.ª Fórum Energia, que tem lugar esta terça e quarta-feira, integra a Semana de Ambiente, uma iniciativa do Grupo About Media e do Jornal Água&Ambiente, que decorre até ao próximo dia 28 de novembro, e da qual fazem também parte a 18.ª Expo Conferência da Água e o 17.º Fórum Resíduos.

Fonte: Ambiente PT.

Conteúdos Relacionados

Concurso Dessalinização Água Algarve

Lançado concurso para construção da Estação de Dessalinização de Água do Mar do Algarve

Foi publicado no dia 16 de Fevereiro em Diário da República o concurso para a conceção, construção e exploração do Sistema de Dessalinização de Água do Mar da região do Algarve, que terá como capacidade inicial de produção de 16 milhões de m3/ano de água, ficando a obra civil preparada para o aumento da capacidade para 24 milhões m3/ano. O preço base do concurso é de 90 milhões de euros e tem como prazo o final do ano de 2026.

Leia mais »
EDP Linha de Transmissão

EDP vende linha de transmissão no Brasil por 482 milhões

A EDP, através da sua subsidiária EDP Brasil, concluiu nesta terça-feira a venda à Edify Empreendimentos e Participações, uma sociedade gerida pela Actis, da linha de transmissão EDP Transmissão SP-MG, informou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Leia mais »