Energia Renovável Consumo
O consumo de eletricidade, até ao mês de novembro, foi abastecido em 72% por produção renovável.
Com destaque da energia hídrica que registou um índice de produtividade de 1,29, abastecendo 29 % do consumo total.
As energias eólicas, com um índice de 1,08, abasteceram 27 % e a energia solar, com um índice de 0,94, forneceu 10 % da eletricidade consumida. As centrais a biomassa abasteceram os restantes 6 %, enquanto a produção a gás natural representou 9 % do consumo. O saldo de trocas com o estrangeiro manteve a tendência importadora, representando 19 % do consumo.
Em 2023, a produção renovável abasteceu 61 % do consumo de energia elétrica em Portugal, num total de 31,2 TWh. O valor mais elevado de sempre no sistema nacional.
De janeiro a novembro verificou-se um crescimento de 1,5 % no consumo de eletricidade, em relação ao período homólogo.
Energia Renovável Consumo
Já no mês de novembro, as fontes de energia renovável abasteceram 68 % do consumo, enquanto a produção não renovável representou apenas 13 % e pela primeira vez este ano, o consumo de gás natural de novembro ficou em linha com o mesmo mês do ano anterior.
No final de novembro, o consumo anual de gás natural atingiu os valores mais baixos desde 2003, registando um recuo de 20 %, com uma diminuição de 62 % no segmento de produção de energia elétrica e um aumento de 2,7 % no segmento convencional.
Fonte: IA.