Investimento Barragem Fagilde

Investimento de 35 milhões na barragem do Fagilde marca arranque da estratégia da água

Investimento Barragem Fagilde

O Governo apresentou esta terça-feira um investimento de 35 milhões de euros para construção de uma nova infraestrutura na barragem de Fagilde, neste que é o primeiro investimento no âmbito da estratégia Água que Une, apresentada pelo Governo no passado mês de março.

A nova infraestrutura servirá para duplicar o armazenamento da albufeira e resolver falhas de segurança e abastecimento na região centro, de acordo com o comunicado enviado pelo Governo às redações.

A barragem será construída cerca de 100 metros a jusante da atual, de forma a colmatar limitações de segurança e de capacidade, já que a infraestrutura existente “tem vindo a apresentar anomalias estruturais graves”.

A Ministra do Ambiente e Energia presidiu à assinatura do protocolo entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a empresa Águas de Portugal, que estabelece os procedimentos para a cedência da barragem existente, a integração da nova infraestrutura no sistema multimunicipal de abastecimento de água do sul do Grande Porto, e a cooperação técnica e financeira na sua reconstrução.

Investimento Barragem Fagilde

Contudo o documento regula o uso do espaço físico, os termos de financiamento — com uma comparticipação do Programa Operacional Sustentável 2030 — e a articulação institucional para garantir o licenciamento e a execução da obra até ao final de 2029.

Portanto a estratégia Água que Une, na qual se insere este investimento, tem já intervenções previstas no Algarve, no Alentejo, nas bacias do Mondego, Tejo e do Douro, e nas zonas costeiras mais vulneráveis à escassez hídrica, aponta o comunicado.

Fonte: ECO.

Conteúdos Relacionados