Japão Descarga de Água

Japão inicia terceira fase de descarga de água de Fukushima no Pacífico

Japão Descarga de Água

O Japão iniciou na quinta-feira (23) a terceira fase de descarga no mar da água tratada da central nuclear de Fukushima, enquanto Pequim e Moscovo restringiram as importações japonesas em protesto contra este processo, que deverá durar várias décadas.

Esta fase, com a descarga prevista de cerca de 7.800 toneladas de água, deverá durar cerca de 17 dias, disse a operadora da central, Tepco.

Em 24 de agosto, o Japão começou a descarregar no oceano Pacífico a água utilizada na central nuclear de Fukushima Daiichi (nordeste) para arrefecer os núcleos dos três reatores, que entraram em fusão, na sequência do sismo e tsunami de 11 de março de 2011.

Esta água, que também provém das camadas subterrâneas e da chuva, foi armazenada durante muito tempo em enormes tanques no local da central e tratada para eliminar substâncias radioativas, com exceção do trítio, que só é perigoso em doses concentradas muito elevadas, de acordo com especialistas.

Antes de ser despejada no Pacífico, as águas contaminadas e subterrâneas passam pelo sistema de filtragem Advanced Liquid Processing System (ALPS), capaz de separar dezenas de radioisótopos, mas não o trítio.

Japão Descarga de Água

Por isso, a Tepco dilui a água que pretende libertar com água do mar até a concentração daquele isótopo baixar a cerca de 1.500 becquerels por litro, nível 40 vezes inferior à norma japonesa para este tipo de operação.

Se após a filtragem as taxas continuarem demasiado elevadas, a empresa repete o processo.

A descarga no mar foi aprovada pela Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA). Mas o lançamento do processo provocou uma crise diplomática entre o Japão e a China, que suspendeu todas as importações de produtos do mar japoneses no final de agosto, seguida pela Rússia.

No total, o Japão planeia descarregar mais de 1,3 milhões de metros cúbicos de água de Fukushima no oceano Pacífico, ou o equivalente a 540 piscinas olímpicas, mas de forma gradual e até ao início da década de 2050, de acordo com o calendário atual.

Fonte: O observador.

Conteúdos Relacionados

Concurso Dessalinização Água Algarve

Lançado concurso para construção da Estação de Dessalinização de Água do Mar do Algarve

Foi publicado no dia 16 de Fevereiro em Diário da República o concurso para a conceção, construção e exploração do Sistema de Dessalinização de Água do Mar da região do Algarve, que terá como capacidade inicial de produção de 16 milhões de m3/ano de água, ficando a obra civil preparada para o aumento da capacidade para 24 milhões m3/ano. O preço base do concurso é de 90 milhões de euros e tem como prazo o final do ano de 2026.

Leia mais »
EDP Linha de Transmissão

EDP vende linha de transmissão no Brasil por 482 milhões

A EDP, através da sua subsidiária EDP Brasil, concluiu nesta terça-feira a venda à Edify Empreendimentos e Participações, uma sociedade gerida pela Actis, da linha de transmissão EDP Transmissão SP-MG, informou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Leia mais »