Oceano Atlântico Crise Hídrica
Neste verão, cientistas perfuraram o fundo do Oceano Atlântico, na costa nordeste dos EUA, e encontraram um enorme e misterioso reservatório de água doce – o que descobriram pode ter grandes implicações para um mundo que enfrenta uma crise hídrica cada vez mais grave.
A existência de água doce abaixo do Atlântico é conhecida há décadas, mas permanecia praticamente inexplorada. Nos anos 60 e 70, expedições científicas e empresas que perfuravam o oceano em busca de recursos como petróleo às vezes encontravam água doce.
Então, em 2019, cientistas do Instituto Oceanográfico Woods Hole e da Universidade de Columbia anunciaram uma “descoberta surpreendente“. Usando ondas eletromagnéticas, mapearam uma gigantesca faixa de água doce abaixo do oceano, que se estendia ao longo da costa de Massachusetts a Nova Jersey, e possivelmente mais além.
“Parece ser a maior formação desse tipo já encontrada no mundo”, afirmaram os cientistas em comunicado na época.
Isso levantou grandes questões: como chegou lá? Qual é a idade da água? Está a ser reabastecida? E, mais importante: aquíferos costeiros como este poderiam fornecer um novo recurso de água doce para um mundo sedento? O vasto reservatório na costa dos Estados Unidos é apenas um dos muitos que se acredita estarem escondidos sob os oceanos do mundo.
Oceano Atlântico Crise Hídrica
Uma equipa de cientistas internacionais, parte integrante do projeto chamado Expedition 501, decidiu procurar respostas – o que significava perfurar diretamente o aquífero.
Em maio, partiram de Bridgeport, Connecticut, num navio equipado com uma plataforma de perfuração. Passaram três meses no mar, sondando entre cerca de 300 e 400 metros abaixo do fundo do mar em diferentes locais para recolher sedimentos e amostras de água.
Fonte: CNN.