Orçamento SMAS 2025

Orçamento dos SMAS para 2025 ascende a 101,3 milhões de euros

Orçamento SMAS 2025

O Orçamento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) para 2025 ascende a 101,3 milhões de euros, com a realização de investimentos na ordem dos 14,5 milhões de euros.

Entre 2025 e 2029, o Plano Plurianual de Investimentos dos SMAS de Sintra totaliza 77,8 milhões de euros, nas três áreas de atuação: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha de resíduos urbanos.

Nos próximos anos, mantém-se a aposta na renovação das redes de distribuição de água, com implicação na redução da água não faturada/perdas de água; na expansão da rede de saneamento, incluindo a requalificação/construção de estações de tratamento (ETAR); e na instalação de nova contentorização de recolha de resíduos urbanos.

O Orçamento para o próximo ano, já aprovado em sede de Câmara e em Assembleia Municipal, completa um ciclo de 12 anos de atividade, que se traduziu na concretização de inúmeros projetos e na preparação de diversos investimentos.

Na área do abastecimento de água, a melhoria da eficiência hídrica resultou na redução da água não faturada, de 30,9% em 2014 para 17,8% em 2023, por via de um investimento na ordem dos 30 milhões de euros, nomeadamente em empreitadas de remodelação de redes mais antigas, mas também no reforço de deteção e localização de fugas não visíveis, renovação de condutas e ramais, requalificação e impermeabilização de reservatórios e outras ações no domínio da deteção e eliminação de consumos ilícitos e substituição de contadores.

Orçamento SMAS 2025

No próximo ano, mantendo o objetivo de reduzir para 15% o valor da água não faturada, a aposta passa por aumentar a monitorização do sistema de abastecimento, através da criação de mais ZMC (Zonas de Medição e Controlo), e o investimento na reabilitação de redes mais antigas, como a empreitada em curso na Centralidade de Rio de Mouro Velho, e na requalificação de reservatórios, como o da Rinchoa e o Elevado das Mercês.

A construção da ETAR de Areias e Alvarinhos, na sequência da construção da rede nestas duas localidades, e a requalificação das instalações de São João das Lampas, Montelavar e Colares são os próximos investimentos a concretizar na área do saneamento.

Fonte: SMAS.

Conteúdos Relacionados