Projeto Bioenergia ETAR

Porto vai produzir bioenergia a partir das ETAR no âmbito de projeto europeu

Projeto Bioenergia ETAR

A Câmara Municipal do Porto vai produzir energia renovável na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Freixo, no âmbito de um projeto em que participam sete países europeus, e que visa “promover a elaboração de sistemas de gás descentralizados, contribuindo para a transição energética e sustentabilidade ambiental”, avançou esta quarta-feira a autarquia liderada por Rui Moreira.

Para isso, será instalada uma unidade modular móvel na ETAR do Freixo para testes, com recurso a “lamas digeridas como principal matéria-prima, de forma isolada ou em combinação com outras matérias-primas”, descreve o município em comunicado.

Denominado “Supremas – Unidades modulares de gás de síntese (syngas) para a produção de energia renovável a partir de múltiplos resíduos e para diferentes aplicações”, este projeto vai testar um método “inovador” de produção de energia renovável a partir das ETAR.

Cofinanciado a 70% pelo programa “Horizonte Europa” com um valor aprovado de 177.104,38 euros. Este projeto vai contribuir para a apresentação de soluções inovadoras para posterior replicação em dez locais europeus.

Segundo a autarquia será depois possível a utilização de diferentes tipos de resíduos para a produção de eletricidade, energia térmica e novos materiais.

Projeto Bioenergia ETAR

A Águas e Energia do Porto vai, durante meio ano. Avaliar o desempenho e a capacidade de replicação da solução do projeto em resíduos de ETAR.

Serão realizados “testes para a produção de gás de síntese (syngas) que será valorizado por meio de um sistema de cogeração para gerar eletricidade e calor”, descreve o município.

O objetivo é contribuir para a transição energética e sustentabilidade ambiental. Indo ao encontro do Pacto do Porto para o Clima com a implementação de ações que contribuam para a antecipação da neutralidade carbónica até 2030.

Fonte: Eco.

Conteúdos Relacionados