Semana de Ambiente

Semana de Ambiente reúne mais de 700 participantes, com grandes momentos de informação nos setores da Energia, Água e Resíduos

Semana de Ambiente

A Semana de Ambiente, que decorreu de 21 a 28 de novembro, trouxe a palco, através do 11.º Fórum Energia, da 18.ª Expo Conferência da Água e do 17.º Fórum Resíduos os principais atores e empresas nacionais destes três setores estruturantes para debater temas prementes.

O resultado foram grandes momentos de informação que vão, certamente, ter um contributo para a definição das políticas e caminho a seguir por cada uma das áreas.

Desde logo, no 11.º Fórum Energia colocou os holofotes sobre temas tão relevantes e pertinentes como a avaliação de condições para a criação de um cluster de eólica offshore, a dicotomia entre aumento de renováveis e preservação de biodiversidade e a revisão do PNEC – Plano Nacional de Energia e Clima 2030.

A 18.ª Expo Conferência da Água – a nossa mais antiga iniciativa –, deu destaque ao desafio da escassez de água, à nova diretiva de águas residuais urbanas, à “eterna” questão sobre como combater a ineficiência na gestão da água e ainda à identificação de soluções tarifárias inovadoras para lidar com a escassez de água.

Por fim, a encerrar a Semana de Ambiente, o 17.º Fórum Resíduos colocou os principais atores do setor a debater os próximos avisos do Portugal 2030, o que vai mudar nos valores de contrapartida, as novas licenças de fluxos específicos e a elaboração dos PAPERSU.

Semana de Ambiente

Mais uma vez, e se provas fossem necessárias da elevada qualidade e pertinência da iniciativa, a Semana de Ambiente recebeu diversos elogios dos vários participantes, oradores e moderadores. José Pimenta Machado, Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), afirmou que a 18.ª Expo Conferência da Água foi a melhor conferência dedicada ao tema da água em que alguma vez participou e assistiu.

José Pimenta Machado participou em dois debates sobre temas de enorme relevância para o setor: o uso eficiente da água e as soluções de médio de longo prazo para fazer face à redução das disponibilidades hídricas.

Já José Eduardo Martins, sócio da Abreu Advogados, que participou como orador e moderador no 17.º Fórum Resíduos, caracterizou esta conferência como “uma consulta pública ao vivo” e uma oportunidade quase única para ouvir e trocar ideias com membros da administração pública.

O Evento

Foram seis dias dedicados exclusivamente ao Ambiente e que foram preenchidos com debates riquíssimos, em que se partilharam ideias e procuraram encontrar soluções e pontos de convergência entre entidades estatais, associações, municípios, empresas privadas, entidades gestoras e academia.

O Jornal Água&Ambiente, pertencente ao grupo About Media, é o organizador da Semana de Ambiente, que este ano teve lugar no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e terá reunido, entre as três iniciativas cerca de 700 pessoas.

Esta foi uma edição especial, já que o Jornal Água&Ambiente comemora este ano o seu 25.º aniversário.

Fonte: Ambiente.

Conteúdos Relacionados

Concurso Dessalinização Água Algarve

Lançado concurso para construção da Estação de Dessalinização de Água do Mar do Algarve

Foi publicado no dia 16 de Fevereiro em Diário da República o concurso para a conceção, construção e exploração do Sistema de Dessalinização de Água do Mar da região do Algarve, que terá como capacidade inicial de produção de 16 milhões de m3/ano de água, ficando a obra civil preparada para o aumento da capacidade para 24 milhões m3/ano. O preço base do concurso é de 90 milhões de euros e tem como prazo o final do ano de 2026.

Leia mais »
EDP Linha de Transmissão

EDP vende linha de transmissão no Brasil por 482 milhões

A EDP, através da sua subsidiária EDP Brasil, concluiu nesta terça-feira a venda à Edify Empreendimentos e Participações, uma sociedade gerida pela Actis, da linha de transmissão EDP Transmissão SP-MG, informou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Leia mais »