Soluções Natureza Solos
Estas soluções promovem uma maior presença e diversidade da natureza. Bem como de elementos e processos naturais, em cidades, paisagens e zonas costeiras, através de intervenções locais, adaptadas. São eficientes em termos de recursos e de carácter sistémico”. Conforme descrito na publicação da União Europeia Evaluating the Impact of Nature-based Solutions: A Handbook for Practitioners.
Estas estratégias, que utilizam processos e sistemas naturais para resolver problemas de forma sustentável e ecológica, têm vindo a ser desenvolvidas há vários anos, mas é apenas recentemente que têm adquirido destaque junto da comunidade a nível mundial.
Tal atenção estará provavelmente relacionada com o impacte positivo e os resultados registados em países como Alemanha, China, Coreia do Sul, França ou Reino Unido. As SbN têm sido aplicadas com sucesso em domínios como a gestão da água. Mitigação da erosão, aumento da estabilidade dos solos e recuperação da sua fertilidade.
A sua adoção mais alargada, no entanto, enfrenta ainda algumas limitações, das quais se destacam três fatores principais. Um tempo de resposta relativamente lento, que limita a sua aplicação em situações de risco iminente, nomeadamente em encostas instáveis ou trechos de erosão costeira acelerada. II: a sua dependência de condições climáticas favoráveis, dado que muitas soluções envolvem o crescimento de vegetação; e (iii) custos de implementação económicos e sociais muitas vezes elevados, em comparação com as soluções convencionais, sobretudo em contextos urbanos densos.
Fonte: IA.