Fragmentos Microplásticos Lagos Italianos
Os lagos são uma parte importante da paisagem europeia, ocupando um lugar importante nos ecossistemas aquáticos.
Mas muitos deles estão poluídos por microplásticos, o que levou estes investigadores, apoiados pelo programa LIFE da Comissão Europeia, a procurar soluções.
98 % das amostras recolhidas nos lagos de Bracciano, Trasimeno e Piediluco, em Itália, estavam contaminadas, tendo a equipa recolhido mais de nove mil fragmentos no total do projeto. A maioria era proveniente de sacos de plástico que se decompõem em partículas pequenas.
Contudo os investigadores também desenvolveram métodos de monitorização de microplásticos em estações de tratamento de água, igualmente em Itália. A análise permitiu perceber que 30 a 90 % dos microplásticos são retidos no processo de tratamento. Sendo a maioria proveniente de roupa de poliéster e polipropileno.
Portanto o restante é libertado no ambiente, afetando a água doce e quem depende destes ecossistemas.
Fragmentos Microplásticos Lagos Italianos
A equipa também produziu um documento, o Lake Paper, que insta as autoridades, autoridades e agentes económicos e turísticos a assumir um compromisso voluntário de redução de resíduos de plástico.
Então partindo dos 5R (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar) propõe-se uma estratégia assente em áreas como a informação, campanhas, educação ambiental, o turismo, a agricultura ou o desporto, entre outras. Quarenta comunidades e outros oitenta stakeholders em Itália e na Alemanha comprometeram-se a dar passos para reduzir a poluição por microplásticos.
Fonte: IA.