SIMDOURO ETAR Gaia

Penalva do Castelo quer compensação antes de aderir às Águas do Douro e Paiva

Águas Douro Paiva

Primeiramente o presidente da Câmara de Penalva do Castelo disse ontem à agência Lusa que informou o Governo que quer ser ressarcido pelo investimento feito em 1985 antes de aderir ao sistema das Águas do Douro e Paiva.

Portanto o autarca falava à agência Lusa, em reação à aprovação em Conselho de Ministros, na sexta-feira, do Decreto-Lei que abrange nove municípios – oito do distrito de Viseu e Vale de Cambra, do distrito de Aveiro.

“Podem mandar-nos para a empresa Águas do Douro e Paiva, mas temos é de ser ressarcidos daqueles investimentos que fizemos – 600 mil contos em 1985 – na ETA [estação de tratamento de água] de Fagilde. E já não vou falar nos investimentos que fizemos à custa do orçamento municipal na recuperação de açudes, desde que tomamos posse em 2013”, afirmou Francisco Carvalho.

Em suma o valor de que quer ser ressarcido tem a ver com o investimento que o Município fez em 1985 na ETA de Fagilde e nas condutas de transporte de água de Fagilde ao elevador do Mártir, na freguesia de Pindo, em Penalva do Castelo.

“Devo dizer que à época, se calhar, ficou por fazer uma grande obra para dar prioridade a uma necessidade primária”, realçou.

Então o Decreto-Lei “procede à integração dos municípios de:

  • Mangualde,
  • Nelas,
  • Oliveira de Frades,
  • Penalva do Castelo,
  • São Pedro do Sul,
  • Sátão,
  • Vale de Cambra,
  • Viseu e
  • Vouzela

Contudo no sistema multimunicipal de abastecimento de água do sul do Grande Porto, gerido pela concessionária.

LEIA TAMBÉM: Quais os grandes desafios do setor energético em Portugal?

Águas Douro Paiva

Francisco Carvalho reforçou que está disposto a aderir à Águas do Douro e Paiva “se os direitos do Município forem salvaguardados e também os preços das tarifas ao consumidor também forem acautelados”.

“Já tive três reuniões com a empresa Águas do Douro e Paiva e sempre me disseram que essas duas premissas seriam salvaguardadas, só não sei de que forma o vão fazer. Mas também o projeto de Lei saiu à pressa, antes de terminar o prazo para nos pronunciarmos, o que considero uma falta de respeito pelos municípios. Agora não sei, aguardo resposta ao mail”, sublinhou.

Em conclusão o email em causa foi enviado esta segunda-feira para o Ministério do Ambiente e Energia. E para a Associação Nacional e Municípios Portugueses (ANMP), já que “ambos pediram um parecer” sobre a adesão ao sistema multimunicipal de abastecimento da companhia.

Fonte: GS.

Conteúdos Relacionados

Águas do Douro e Paiva investe 600 mil euros na reabilitação do Reservatório de Lagoa

Águas do Douro e Paiva investe 600 mil euros na reabilitação do Reservatório de Lagoa

A empreitada inclui limpeza e reabilitação das estruturas existentes. Ademais, inclui a reparação das juntas de dilatação. Além disso, contempla a recuperação estrutural de elementos em betão armado. Também prevê a reparação de vãos e intervenções pontuais na cobertura do reservatório. A intervenção vai ainda eliminar perdas de água identificadas na avaliação técnica. Contribuindo, assim, para maior eficiência hídrica e otimização do desempenho global do sistema.

Leia mais »
proTEJO alerta para Tejo e Zêzere com caudais de “uma ribeira” e denuncia incumprimentos

proTEJO alerta para Tejo e Zêzere com caudais de “uma ribeira” e denuncia incumprimentos

A tomada de posição surge após o movimento ambientalista ter divulgado um comunicado em que denuncia incumprimentos dos caudais mínimos previstos na Convenção de Albufeira. Ademais, alerta para os efeitos da reduzida disponibilidade de água nas atividades económicas e nos ecossistemas da bacia hidrográfica do Tejo na sub-região do Médio Tejo. Nomeadamente entre Mação e Vila Nova da Barquinha.

Leia mais »