Água Potável Insegura Portugal

Água potável insegura responsável por 18% das mortes por diarreia em Portugal

Água Potável Insegura Portugal

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou esta quarta-feira que 5% da população portuguesa vive sem água potável segura e 7% sem saneamento seguro, alertando que essas falhas são responsáveis por 18% das mortes por diarreia.

Na actualização de 2024 dos indicadores de desempenho de Saúde e Ambiente para 194 países, a OMS não tem dados sobre o financiamento para a implementação do plano nacional para água potável, saneamento e higiene pessoal adequada.

O documento oferece uma visão geral dos valores ideais dos indicadores que os países devem alcançar, definindo prioridades para “criar populações mais saudáveis através de ambientes saudáveis”. Então os quadros de pontuação dos países, lembra a OMS, são limitados pela disponibilidade de dados, podendo não incluir todas as áreas da saúde e do ambiente ou outras informações relevantes.

Mas no panorama português, a OMS afirma que a qualidade do ar, embora considerada segura para todos os cidadãos, impacta 10% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) e isquemia cardíaca.

A OMS observa ainda que a poluição do ar causa ‘muitas outras doenças e resultados adversos para a saúde’ e justifica a escolha apenas do AVC e da isquemia cardíaca para o quadro de Portugal.

Água Potável Insegura Portugal

Portanto o documento refere, no entanto, que Portugal segue as normas legais para a emissão de partículas finas (PM2,5) da União Europeia, mas não tem políticas em conformidade com as Directrizes de Qualidade do Ar da OMS.

Partículas com diâmetro inferior a 2,5 micrómetros (equivalentes à milésima parte do milímetro) são tão minúsculas que as pessoas podem inalá-las, o que causa efeitos nocivos à saúde humana e ambiental.

Fonte: PT.

Conteúdos Relacionados