Água Governança Debate ENEG

Municípios em escassez hídrica vão deixar de ser penalizados no acesso a fundos europeus

Municípios Escassez Hídrica Penalizados

Até aqui, os avaliadores penalizavam em 15 pontos percentuais os municípios que concorriam sozinhos sem comprovar a impossibilidade de se agregarem, o que resultava em um financiamento inferior ao destinado aos municípios que concorriam de forma agregada.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e Energia justifica a alteração com as “grandes dificuldades” sentidas por muitos municípios que concorressem sozinhos sem fazerem prova da impossibilidade de se agregarem, mas com necessidade de “financiamento para intervenções de água e saneamento essenciais no território”.

A partir de agora, desde que integrem regiões hidrográficas com índice de escassez (WEI+) igual ou superior a 50 %, ou seja, com escassez hídrica, autarquias de todo o país passam a poder candidatar-se de forma não agregada a fundos europeus sem qualquer penalização.

Para a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, “esta decisão vai ter um grande impacto nas zonas que sofrem com a escassez hídrica, sobretudo no Algarve, onde a taxa de cofinanciamento europeu já só é de 60 %. Se lhe associássemos uma penalização, os municípios não conseguiriam pagar a sua contrapartida nem executar as obras.”

Fonte: IA.

Conteúdos Relacionados

Águas do Douro e Paiva investe 600 mil euros na reabilitação do Reservatório de Lagoa

Águas do Douro e Paiva investe 600 mil euros na reabilitação do Reservatório de Lagoa

A empreitada inclui limpeza e reabilitação das estruturas existentes. Ademais, inclui a reparação das juntas de dilatação. Além disso, contempla a recuperação estrutural de elementos em betão armado. Também prevê a reparação de vãos e intervenções pontuais na cobertura do reservatório. A intervenção vai ainda eliminar perdas de água identificadas na avaliação técnica. Contribuindo, assim, para maior eficiência hídrica e otimização do desempenho global do sistema.

Leia mais »
proTEJO alerta para Tejo e Zêzere com caudais de “uma ribeira” e denuncia incumprimentos

proTEJO alerta para Tejo e Zêzere com caudais de “uma ribeira” e denuncia incumprimentos

A tomada de posição surge após o movimento ambientalista ter divulgado um comunicado em que denuncia incumprimentos dos caudais mínimos previstos na Convenção de Albufeira. Ademais, alerta para os efeitos da reduzida disponibilidade de água nas atividades económicas e nos ecossistemas da bacia hidrográfica do Tejo na sub-região do Médio Tejo. Nomeadamente entre Mação e Vila Nova da Barquinha.

Leia mais »