Água de Braga

De onde vem a água que tomamos em Braga?

Água de Braga

A água que tomamos em Braga vem de diferentes fontes, dependendo da zona da cidade onde vivemos. A maior parte da água que sai das nossas torneiras vem do rio Cávado, que é captada e tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Ponte do Bico.

A ETA, operada pela AGERE, é responsável por tratar a água captada no rio Cávado e torná-la apta para consumo humano.

A água passa por várias etapas de tratamento, como coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfeção, até atingir os padrões de qualidade exigidos pela legislação e pelo regulador.

A ETA tem uma capacidade de produção de 30.000 m3/dia e a qualidade da água é monitorizada constantemente por análises laboratoriais e por sensores automáticos que registram os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água.

A qualidade da água tratada , do último trimestre de 2022, pode ser acessada no link Mod.289_AGR.00_Relatorio trimestral_4º trimestre.doc (agere.pt), disponibilizado no site da AGERE.

O rio Este, que atravessa a cidade e desagua no Cávado, recebe a água da chuva que cai nas ruas e nos jardins, e a água de alguns lençóis subterrâneos que existem no subsolo. A água do rio Este é monitorizada e analisada pela Câmara Municipal de Braga, que procura identificar e eliminar as fontes de poluição que possam afetar a sua qualidade.

LEIA TAMBÉM: Sete Fontes

Uma fonte de água histórica e emblemática de Braga são as Sete Fontes, um conjunto de nascentes e galerias subterrâneas que foram construídas no século XVIII para abastecer a cidade. As Sete Fontes são consideradas um património cultural e ambiental de Braga, e estão integradas num parque urbano que oferece espaços verdes e de lazer aos habitantes e visitantes da cidade. As Sete Fontes ainda fornecem água a algumas zonas da cidade, mas essa água não é potável e deve ser usada apenas para rega ou lavagem.

Pode acessar o   REGULAMENTO DE SERVIÇO DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUA E DE SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS URBANAS – MUNICÍPIO DE BRAGA clicando aqui: Microsoft Word – M_REG_AGERE-ROSTO



 

Conteúdos Relacionados