Construção Dessalinizadora Algarve

Adjudicada construção de dessalinizadora do Algarve, que deverá estar pronta até 2027

Construção Dessalinizadora Algarve

A futura dessalinizadora do Algarve deverá estar construída no final de 2026 ou início de 2027, depois de a obra ter sido adjudicada a um consórcio luso-espanhol de empresas, anunciou a Águas do Algarve. “A Águas do Algarve informa da adjudicação do concurso público para a concepção, construção e exploração do Sistema de Dessalinização na Região do Algarve, com o Agrupamento Complementar de Empresas — ACE”, lê se num comunicado da empresa pública.

Segundo disse à Lusa fonte da Águas do Algarve, empresa responsável pelo abastecimento de água na região, que tem a seu cargo a gestão de infra-estruturas como barragens ou Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), a conclusão da obra está prevista para o final de 2026 ou início de 2027.

O chamado Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) é formado pelas empresas portuguesas Luságua — Serviços Ambientais, Aquapor — Serviços e a espanhola GS Inima Environment.

O contrato de adjudicação representa um investimento de cerca de 108 milhões de euros, que está integrado no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, enquadrado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo a nota.

O compromisso prevê que este consórcio dê cumprimento aos objectivos definidos, nomeadamente “a concepção, a construção e a exploração do sistema de dessalinização na região do Algarve”, que será instalado em Albufeira, no distrito de Faro.

Construção Dessalinizadora Algarve

O consórcio irá também ser responsável pela “exploração do empreendimento por um período de três anos” depois de a obra estar concluída.

A Águas do Algarve refere que a construção da dessalinizadora surge num contexto em que se perspectiva, “com crescentes evidências, que se assistirá a um decréscimo da pluviosidade anual e num aumento da assimetria do regime intra-anual de precipitação, mais ou menos pronunciados em função dos cenários climáticos considerados, especialmente pronunciado nas regiões mediterrânicas”.

Segundo o comunicado, o objectivo único do projecto baseia-se na necessidade de uma solução integrada que garanta, de forma sustentada, o abastecimento público de água na região do Algarve, necessidade já há muito identificada.

Fonte: PT.

Conteúdos Relacionados

Algarve Consumo Água

Algarve reduz consumos de água

Os dados apresentados na reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras, realizada a 20 de setembro, em Faro, evidenciam uma redução dos consumos de todos os utilizadores.

Leia mais »