Investimento na Rede de Abastecimento

Parque das Nações vai passar a usar água reciclada

Imagem Ilustrativa

A Águas do Tejo Atlântico lança esta terça-feira a campanha “Nós temos Água”, por ocasião do Dia Mundial da Água, “uma assinatura que visa alertar para a circularidade, sustentabilidade e valorização da água para reutilização”.

Por ocasião do Dia Mundial da Água, que se celebra esta terça-feira, a Águas do Tejo Atlântico lança a campanha “Nós temos Água”, “uma assinatura que visa alertar para a circularidade, sustentabilidade e valorização da água para reutilização”, explica um responsável do grupo ao Jornal Económico.

“Vivemos hoje em Portugal uma situação de seca estrutural, fruto das alterações do clima com eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes em todo o mundo. Acreditamos que as sociedades devem olhar para este recurso de forma responsável e fazer o uso adequado às necessidades. Quando dizemos “Nós temos Água”, queremos promover outras fontes alternativas deste bem escasso, nomeadamente as que reciclam e reutilizam este bem precioso para outras aplicações que não as potáveis”, explicou um responsável da direção de Comunicação da Águas do Tejo Atlântico em declarações ao Jornal Económico (JE), aludindo à aposta do grupo na Água+ (água reciclada).

A Água+, que corresponde à água residual que é tratada e descarregada nas linhas de água e no mar — com qualidade que permite preservar os ecossistemas —, é tratada pela Tejo Atlântico e contribui para o uso racional desse recurso.

“Faz sentido hoje em dia falar e usar água tratada para reutilização, água+, que produzimos nas nossas Fábricas de Água (ETAR) e usá-las em lavagens diversas, agricultura, industrias ou rega espaços verdes, como o projeto que arranca agora em parceira com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) para a rega dos espaços verdes da zona norte do Parque das Nações”, explica a mesma fonte ao JE.

O projeto vai ser apresentado esta tarde, pelas 15h30, na Fábrica da Água de Beirolas, onde será comemorada a primeira licença da CML para utilização de água reciclada em serviços de rega nos parques e jardins da zona norte Parque das Nações, um projeto fruto de uma parceria entre a autarquia e a Águas do Tejo Atlântico.

Água Reciclada

Nas palavras do mesmo responsável, a Tejo Atlântico acredita que “está na linha da frente” em matéria de água reciclada, tendo vindo a empenhar-se e a investir no desenvolvimento e afirmação dessa “solução sustentável de que a comunicação / provocação “Nós temos Água” é apenas um dos contributos para a crescente utilização desta solução alternativa: água+”.

No ano passado, as Fábricas de Água da Tejo Atlântico trataram 184,2 Mm3 de águas residuais com potencial de reutilização.

Em dezembro de 2021, a Águas do Tejo Atlântico juntou-se ao Pacto Europeu para o Clima, uma iniciativa da União Europeia dirigida aos cidadãos do bloco, comunidades e organizações em ações em prol do clima e do ambiente.

Enquanto embaixador do Pacto, o grupo assumiu, até 2024, oito compromissos em cinco áreas principais, entre as quais a aposta em “esforços para duplicar a produção de água reciclada (água +)”.

“A estratégia da Tejo Atlântico é constituir-se como um instrumento da economia circular, não só com o objetivo de ser “carbono neutro” mas contribuindo para o Pacto Climático com produtos “circulares” com origem no processo de tratamento de águas residuais, como água reciclada, biolamas e energia. Este posicionamento tende a valorizar os recursos que se encontram no “esgoto”, defendendo as origens naturais dos recursos, contribuindo para a sustentabilidade futura da região que serve e do planeta”, afirmou a mesma fonte.

Fonte: JE.

Conteúdos Relacionados