18.ª Expo Conferência da Água

Da escassez às diretivas europeias, Carmona Rodrigues destaca grandes temas da 18.ª Expo Conferência da Água

A menos de dois meses da 18.ª Expo Conferência da Água, que se realiza em Lisboa, nos próximos dias 23 e 24 de novembro, o Editor Especialista de Água do jornal Água&Ambiente, António Carmona Rodrigues, destaca alguns dos grandes temas que estão na agenda do país e que não deixarão, por isso, de guiar os trabalhos do evento anual de referência do setor.

18.ª Expo Conferência da Água

A futura Diretiva das Águas Residuais Urbanas, que ainda está em negociação nas instâncias europeias, é um dos exemplos que destaca: “Ainda está por aprovar, mas já suscita grandes apreensões”, realça, e “questões à volta da sua efetiva aplicação e implementação”. Também a concretização do novo regime legal para a qualidade da água para consumo, que transpôs em agosto para o ordenamento jurídico interno outra diretiva europeia, merece a atenção do especialista, que alerta para os “desafios” que se colocam às entidades gestoras do setor para cumprir as novas exigências comunitárias.

Em “pano de fundo”, observa ainda António Carmona Rodrigues, está o problema da escassez de água, que assola com maior acuidade algumas zonas do país e que estará em foco no primeiro dia da 18.ª Expo Conferência da Água.

INSCREVA-SE

Em discussão estarão formas de “combater estas situações crónicas de escassez de água, em algumas regiões do país em particular, nomeadamente através da criação de novos reservatórios de armazenamento ou eventualmente algum transvase”, sublinha, mas também “a questão da governança da água”, que exige reflexão e medidas para gerir melhor um recurso que será cada vez mais escasso.

Fonte: Ambiente Online.

Conteúdos Relacionados