Alentejo Central Reciclagem

Associação de Municípios do Alentejo Central recicla mais 200 toneladas de lixo em 2023

Alentejo Central Reciclagem

Antes de mais nada, o Sistema Separar sem Parar, de recolha seletiva porta-a-porta, reciclou em 2023, um total de 1.850 toneladas. Ou seja, mais 200 toneladas de resíduos do que em 2022.

Os resíduos foram recolhidos nos concelhos alentejanos de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira. E, posteriormente foram entregues para tratamento na Estação de Triagem de Vila Ruiva, cuja exploração é da responsabilidade da AMCAL.

Para além de 2023 ter terminado com esta subida de 200 toneladas de resíduos reciclados, face a 2022, o ano passado representou ainda “uma marca histórica” para a AMCAL, sublinhou a associação.

Foi conseguida “a capitação de 80 quilos de resíduos recicláveis (papel/cartão, plástico/metal e vidro) recolhidos por cada habitante residente nestes cinco concelhos ao longo do último ano”.

Alentejo Central Reciclagem

De acordo a associação, o aumento da reciclagem “fez-se sentir na redução do lixo indiferenciado”. Pois no ano passado, foram recolhidas “apenas 8.973 toneladas, o que representa uma redução de 540 toneladas face a 2022”.

LEIA TAMBÉM: ONU: reciclagem de plástico não será suficiente

Assim sendo, quanto a materiais reciclados, ao longo de 2023, o papel/cartão foi o mais recolhido, com um total de cerca de 670 toneladas, seguido do vidro, com 660 toneladas, e as embalagens, perto de 510 toneladas.

O projeto “Separar sem Parar” decorre nos cinco municípios da AMCAL, Cuba, Alvito, Vidigueira, Portel e Viana do Alentejo.

Fonte: Diana FM

Conteúdos Relacionados