Imagem Ilustrativa
A multinacional alemã Continental tornou-se no primeiro fabricante de pneus a produzir, em série, fio de poliéster reciclado, obtido a partir de garrafas de plástico PET (o tipo de plástico mais utilizado para águas e sumos). Os quatro pneus de um automóvel de passageiros derivam, assim, de cerca de 40 garrafas recicladas.
Tecnologia desenvolvida internamente
Esta tecnologia – ContiRe.Tex – foi desenvolvida pela própria empresa e já havia sido revelada em setembro de 2021. E é em Lousado, concelho de Famalicão, onde a Continental tem fábrica, estão a ser produzidos este tipo de pneus.
“O novo material de alto desempenho será utilizado em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact. Isto substitui o poliéster convencional na carcaça dos pneus selecionados”, esclarece a administração da Continental, em comunicado enviado a O MINHO.
Com utilização de fio de poliéster, “sem quaisquer etapas químicas intermédias e não recicladas”, a tecnologia torna-se “mais eficiente, comparativamente com outros métodos padrão utilizados no processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho”.
O processo engloba a separação e limpeza das garrafas, através de um processo mecanizado, isto depois de serem removidas as tampas. Depois de triturado, o plástico é transformado “em granulado e finalmente em fio de poliéster”.
Ferdinand Hoyos, responsável pela Área de Negócio Mercado de Substituição da Continental na Europa, Médio Oriente e África, citado no mesmo comunicado, revela que, desde o início dos testes até à produção contínua passaram “oito meses”, algo que, afirma, é um “feito notável”, e motivo de orgulho de “toda a equipa”.
“Estamos constantemente a expandir a quota de materiais renováveis e reciclados nos nossos pneus. Até 2050, no máximo, queremos utilizar apenas materiais sustentáveis na nossa produção”, afirmou o responsável.
Consumo de Energia
Sobre o processo, a Continental revela que os “cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas”.
Para tornar os pneus ainda mais eficientes no consumo de energia e amigos do ambiente no fabrico, utilização e reciclabilidade, a Continental está a investigar intensivamente materiais alternativos para a sua produção.
Os veículos de apoio ao Tour de France deste ano serão também exclusivamente equipados com pneus ContiRe.Tex, revelou, ainda, a empresa.
Fundada em 1871, a Continental oferece “soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte”, é referido na nota enviada.
Em 2021, a Continental gerou vendas de 33.8 mil milhões de euros e emprega atualmente cerca de 190 mil pessoas em 58 países e mercados.
Fonte: Ominho.