Bateria de Lítio Sines

Chineses investem dois milhões em fábrica de baterias de lítio em Sines

Bateria de Lítio Sines

Ahina Aviation Lithium Battery Technology (CALB) é a promotora de um projeto para uma fábrica de baterias de lítio em Sines, no distrito de Setúbal, que está em consulta pública.

De acordo com o Jornal Económico, a unidade prevê um investimento de 2.060 milhões de euros e a criação de 1.800 postos de trabalho diretos.

Para a empresa chinesa, o objetivo é arrancar com a produção até ao final de 2025, devido à elevada procura dos clientes, principalmente da indústria automóvel.

A unidade industrial vai localizar-se num terreno com 45 hectares na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e terá a capacidade para 15 gigawatts-hora (GWh), o equivalente a 38,6 milhões de células por ano.

Em novembro de 2022, a CALB adiantou à Lusa que este projeto, que foi reconhecido como Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) em março do ano passado, pode vir a representar mais de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) quando estiver em produção. Daqui a quatro anos, a empresa espera ampliar as instalações, escalando a unidade de 15 para 45 GWh.

Fonte: ECO.

Conteúdos Relacionados

Soluções Natureza Solos

Soluções baseadas na natureza para solos

Estas soluções promovem uma maior presença e diversidade da natureza, bem como de elementos e processos naturais, em cidades, paisagens e zonas costeiras, através de intervenções locais, adaptadas, eficientes em termos de recursos e de carácter sistémico”, conforme descrito na publicação da União Europeia Evaluating the Impact of Nature-based Solutions: A Handbook for Practitioners.

Leia mais »