Águas Norte Inovação Água

Projeto da Águas do Norte nomeado para os prémios europeus de inovação em água

Águas Norte Inovação Água

O projeto REGADOURO, desenvolvido pela Águas do Norte em parceria com várias entidades científicas e empresariais, foi selecionado para os Water Europe Innovation Awards 2025, que distinguem as iniciativas mais inovadoras no setor da água a nível europeu.

O REGADOURO é um projeto colaborativo que junta a ADVID – Cluster da Vinha e do Vinho, a Poças – Sociedade Vinícola Terras de Valdigem (SVTV), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Veolia Portugal.

A iniciativa, que entrou recentemente na sua fase de ensaios, pretende promover a reutilização de águas residuais tratadas para rega. Aproveitando simultaneamente os nutrientes e fertilizantes presentes nessas águas.

Segundo a Águas do Norte, o objetivo passa por “aumentar o conhecimento científico e tecnológico sobre a reutilização da água e contribuir para a eficiência ambiental e económica do setor agrícola”, responsável por cerca de 70% do consumo de água em Portugal.

Em 2023, o projeto foi um dos selecionados pela Fundação “La Caixa”, no âmbito do programa “Promove. O futuro do interior”, realizado em parceria com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O apoio, atribuído a fundo perdido, destina-se a incentivar projetos-piloto que contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões do interior.

Águas Norte Inovação Água

Os vencedores dos Water Europe Innovation Awards 2025 serão conhecidos durante a conferência Water Innovation Europe. Desde 2015, este evento tem vindo a destacar soluções que reforçam a sustentabilidade e a inovação no uso e gestão da água.

A Águas do Norte, empresa do Grupo Águas de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e distribuição de água e pela gestão de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 municípios do Norte do país. A empresa assegura ainda a exploração e gestão do sistema de águas do Noroeste. Reunindo num único operador os serviços de abastecimento e saneamento em “alta” e “baixa”, garantindo um serviço regular e eficiente à população.

Fonte: Sapo.

Conteúdos Relacionados