Lipor avança com contentores inteligentes em quatro municípios

Lipor avança com contentores inteligentes em quatro municípios

A Lipor vai implementar um novo sistema de recolha de resíduos com recurso a “contentores inteligentes” em quatro municípios da sua área de intervenção: Gondomar, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

De acordo com um comunicado da entidade, a iniciativa, desenvolvida em articulação com estes municípios, enquadra-se na estratégia de sustentabilidade, inovação e melhoria da qualidade de vida da população.
O arranque está marcado para 28 de janeiro, com ações de sensibilização em Vila do Conde. Seguem-se Valongo, a 6 de fevereiro, Gondomar, a 12 de fevereiro, e Póvoa de Varzim, a 26 de fevereiro. No total, serão abrangidos 527 fogos: 77 em Gondomar, 217 na Póvoa de Varzim, 129 em Valongo e 104 em Vila do Conde.

Acesso eletrónico e utilização exclusiva dos moradores

O projeto prevê a instalação de novos equipamentos junto das habitações para a deposição de embalagens de plástico e metal, papel e cartão, vidro, resíduos alimentares e lixo. O acesso será “condicionado” através de uma fechadura eletrónica, estando reservado aos residentes que recebam um identificador próprio para a abertura dos contentores.
As casas incluídas nesta fase vão receber uma carta informativa sobre o início da operação. Posteriormente, uma equipa de sensibilização visitará os moradores para explicar o funcionamento dos dispositivos e entregar o identificador eletrónico.

Numa etapa seguinte, será feito novo contacto para avaliar a interação com os equipamentos e recolher dados sobre a eficiência de cada solução. Todo o processo é gratuito.

Projeto integra iniciativa apoiada pelo Next Generation EU

Esta alteração no serviço integra o “Projeto CircularTECH – REGI (Resíduos com Gestão Inteligente)”, apoiado pelo Programa Next Generation EU. Segundo o comunicado da Lipor, o objetivo passa por testar “soluções inovadoras de recolha de resíduos com acesso condicionado e sistema eletrónico de identificação do utilizador”.

A entidade pretende ainda estimular a participação dos cidadãos na redução e reciclagem de resíduos e uniformizar os modelos de recolha, contribuindo para uma economia circular mais eficiente.

A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Fonte: Ialimentar


Conteúdos Relacionados