Notícias - Portal Águas e Saneamento

As principais notícias sobre saneamento básico. Atualizado diariamente.

Tejo Atlântico Iniciativa Global

Águas do Tejo Atlântico selecionada para o Future Water Leaders Tour

Uma jovem quadro da Águas do Tejo Atlântico foi selecionada para representar Portugal no Future Water Leaders Tour, uma iniciativa global que reúne jovens talentos do setor da água para explorar algumas das infraestruturas mais avançadas do mundo, da Ásia e da Austrália e promover a troca de conhecimento, a cooperação internacional e inspirar as futuras lideranças do setor revelou a empresa em comunicado.

Leia mais »
Sintra Água Não Faturada

Sintra mantém trajetória positiva de redução da água não faturada

Pelo sexto ano consecutivo, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) mantêm-se abaixo dos 20% de água não faturada (perdas de água), mantendo um registo dentro do valor de referência definido pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos) que ainda não é atingido por mais de 80% de entidades gestoras da área do abastecimento de água.

Leia mais »
Seca Europa Recorde Calor

Situação de seca diminuiu para 6% em Janeiro em Portugal continental

No final de Janeiro, 6,3% do território de Portugal continental estava em seca meteorológica, face a mais de 50% em Dezembro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No mês passado, apenas a região litoral do Alentejo e o barlavento algarvio estavam em situação de seca, na classe de seca fraca, segundo o índice meteorológico de seca (PDSI) do IPMA, que indica também que Janeiro foi o 2.º mais chuvoso desde 2000.

Leia mais »
Bentley Systems Going Digital Awards

Bentley Systems abre chamada para indicações para o Going Digital Awards 2025

A Bentley Systems, Incorporated (Nasdaq: BSY), empresa de software de engenharia de infraestrutura, anunciou hoje que as indicações estão abertas para o Going Digital Awards 2025. Este renomado programa global reconhece os melhores avanços digitais na entrega e desempenho de infraestrutura. Jurados independentes – compostos por líderes de pensamento e especialistas em suas áreas – selecionam os vencedores entre os projetos de infraestrutura mais extraordinários do mundo. O prazo para indicações é 31 de março de 2025.

Leia mais »
Taqa Liderança GS Inima

Taqa assume a liderança para comprar GS Inima por mais de 1.000 milhões

A Taqa, anteriormente conhecida como Abu Dhabi National Energy Company, avança posições para fechar sua primeira aquisição na Espanha após seu pouso fracassado na Naturgy. A empresa especializada no setor de energia, água, petróleo e gás, aproveitou a oferta pela GS Inima, a antiga subsidiária de tratamento de água da OHLA (então OHL), depois que seu principal concorrente, o fundo canadense Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), desistiu de continuar no processo. De acordo com diferentes fontes financeiras consultadas pela elEconomista.es. O valor da operação está fixado em mais de 1.000 milhões de euros.

Leia mais »
Tarifas Incomportáveis AMARSUL

Municípios de Setúbal contestam “tarifas incomportáveis” da AMARSUL

A AMARSUL não acompanha sequer o investimento que os municípios fazem, quer na monitorização da rede de ecopontos, quer na recolha porta-a-porta, que poderia diminuir significativamente as taxas de transbordo dos ecopontos, facto que contribui para uma avaliação muito negativa, por parte dos municípios, do serviço de recolha da AMARSUL e para o aumento do material que vai para depósito em aterro”, acusam os municípios da Península de Setúbal.

Leia mais »
Combate a Alterações Climáticas

Maioria dos países não vai cumprir prazo para apresentar planos de combate a alterações climáticas

Nações Unidas, 10 fev 2025 (Lusa) – A maioria dos quase 200 países cujo prazo para apresentar planos para reduzir emissões de gases que causam o aquecimento global terminava hoje não vai cumpri-lo, indicou a ONU. De acordo com a organização, não faz mal que não os entreguem hoje, desde que estejam a trabalhar neles, porque se trata, segundo o responsável das Nações Unidas pelo clima, de “um dos mais importantes documentos políticos que os Governos produzirão este século”.

Leia mais »