Reciclagem em Portugal

Portugueses reciclam cada vez mais — mas houve uma quebra no vidro

Reciclagem em Portugal

Os portugueses têm tomado maior consciência relativamente ao lixo que produzem e cada vez reciclam mais. De acordo com dados divulgados pela Sociedade Ponto Verde, citada pelo “Público”, no primeiro trimestre do ano foram recolhidas dos ecopontos nacionais 108.368 toneladas de embalagens.

Este número representa uma subida de três por cento face ao período homólogo do ano passado.

Porém, a reciclagem do vidro sofreu uma quebra de dois por cento, significando menos uma tonelada, uma tendência que “merece particular atenção”, consoante os dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).

LEIA TAMBÉM: Empresa de Famalicão usa caroços de azeitonas do Alentejo para criar plástico 100% biológico

No que toca aos outros ecopontos, houve um aumento de nove por cento na reciclagem de cartão ou papel (um total de 36.620 toneladas) e de dois por cento nos plásticos (19.589 toneladas). As embalagens de cartão para bebidas em particular, como pacotes de sumo, foram as que mais se multiplicaram nos ecopontos.

“Estes dados revelam um aumento da reciclagem nas escolas, onde há um volume mais significativo deste tipo de pacotes. Estas são depositadas corretamente no ecoponto amarelo, fruto de ações educativas promovidas pela Sociedade Ponto Verde junto de alunos e professores”, acrescenta a entidade.

Fonte: NIT.

Conteúdos Relacionados